Pesquisar neste blogue

domingo, 26 de junho de 2011

Farmácia e Química de Produtos Naturais

O Mestrado em Farmácia e Química de Produtos Naturais tem como objectivo geral preparar profissionais com conhecimentos avançados em Química de Produtos Naturais nomeadamente ao nível do isolamento, identificação e caracterização de produtos naturais com interesse na Farmácia, com capacidade de delinear e implementar bioensaios que validem a sua utilização.
Mais especificamente, obter, desenvolver ou manipular produtos com aplicação na Fitoterapia, Fitodietética e Fitocosmética e contribuir para o desenvolvimento tecnológico e inovação no domínio dos produtos naturais.
É ainda um objectivo desta formação satisfazer a procura de formação pós-graduada na área dos produtos naturais, visto que, na rede de ensino público não existe oferta neste domínio na zona norte.
Pretende-se também responder às exigências e preocupações dos consumidores relativamente a fármacos de origem natural, e intervir na prevenção e promoção da Saúde.


Saidas Profissionais


É um mestrado inovador no espaço nacional, que irá de encontro à procura de formação pós-graduada na área dos produtos naturais e às exigências e preocupações dos consumidores relativamente a fármacos de origem natural.
A aquisição de conhecimentos avançados em Química de Produtos Naturais com interesse na Farmácia, Fitoterapia, Fitodietética e Fitocosmética, confere capacidade para intervir na prevenção e promoção da Saúde.
Sendo um título conjunto, e dada a proximidade física entre os parceiros, promove-se a criação de oportunidades de empregos nas diferentes empresas públicas e privadas dos sectores de Química de Produtos Naturais, Farmacêutico, Produtos de higiene e limpeza, Perfumaria, Cosmética, Essências e fragrâncias, Agrofármacos, Veterinária, Corantes e Aditivos alimentares.
Permitirá fortalecer uma área de saber com provas dadas nas duas Instituições e criar sinergias para a valorização e expansão desse conhecimento e de contactos para potencial criação de spin-offs.

Liofilização

Liofilização (Freeze drying, em inglês) é um processo de desidratação usado tipicamente para preservar um material. A liofilização trabalha congelando o material e reduzindo a pressão circunvizinha, permite que a água congelada no material sublime (passagem direta da água do estado sólido ao gasoso sem passar pelo estado líquido). O índice de água extremamente reduzido que resulta inibe a ação dos microrganismos e das enzimas que normalmente estragam ou degradam as substâncias.
A aplicação do vácuo elevado na liofilização faz com que o gelo sublime mais rapidamente, tornando um processo de secagem deliberado. Uma câmara fria do condensador e/ou as placas do condensador fornecem uma superfície para o vapor re-solidificar. Estas superfícies devem estar mais frias do que a temperatura da superfície do material que está a ser liofilizado, ou o vapor não migrará ao coletor. As temperaturas para esta captação do gelo estão tipicamente abaixo de -50 °C.
Se uma substância desidratada por este processo for selada para impedir a reabsorção da humidade, a substância pode ser armazenada na temperatura ambiente sem refrigeração, e estará protegida da degradação por muitos anos. A liofilização tende a danificar menos o tecido que está sendo desidratado do que outros métodos da desidratação, que envolvem temperaturas mais altas. A liofilização não causa, geralmente, o encolhimento ou endurecimento do material que está sendo desidratado, e os sabores/cheiros permanecem, também, virtualmente inalterados.
As soluções líquidas desidratadas por este processo podem ser reidratadas (reconstituídas) mais rápida e facilmente porque deixam poros microscópicos no pó resultante. Os poros são criados pelos cristais de gelo que sublimaram, deixando aberturas ou poros em seu lugar. Isto é especialmente importante quando o uso é farmacêutico. A liofilização aumenta também a vida útil dos fármacos por muitos anos.
O processo é usado para produzir por exemplo, a comida dos astronautas. É também popular e conveniente para alpinistas (atividade comum nas regiões montanhosas no Nepal e na Índia é chamado às vezes trekking) porque o peso reduzido permite que carreguem mais alimento e reconstitui-lo com água disponível. A liofilização é usada na manufatura do café solúvel e pela indústria farmacêutica.