Pesquisar neste blogue

sábado, 21 de agosto de 2010

Tricomas

Tricomas são apêndices da epiderme presentes em diversos órgãos das plantas, constituindo seu indumento. Podem ser estruturas unicelulares, ou formadas por células em série, ou estruturas complexas com células especializadas, simples ou ramificadas. Podem ter origem no mesofilo ou na epiderme. De maneira geral são vistos como "pêlos" ou pequenas "escamas" na superfície de folhas e caules.
Os tricomas podem ter função de protecção contra predadores (dificultando o acesso de pequenos ácaros e insetos aos tecidos macios das folhas ou causando sensação desagradável ao tacto nos lábios e na língua de herbívoros de maior porte); podem estar associados à secreção de diversas substâncias (como urtigas e plantas carnívoras); podem auxiliar na regulação de humidade e calor (como muitas plantas alpinas) ou até absorver directamente água nas folhas (como em Bromeliaceae); os pêlos radiculares aumentam a superfície de absorção de água da raiz; podem ajudar na dispersão de sementes (algodão).
A sua estrutura está associada a cada uma destas funções, e há dezenas de variações em sua forma. A sua presença, densidade e morfologia são características úteis na identificação de muitas espécies.
Existem vários tipos de tricomas:
Glandulares: secretam óleos, essências, enzimas, substâncias urticantes e acumulam nutrientes (laranja).
Secretores de sal: eliminam excesso de sal do organismo (exemplo: avicenia).
Pêlos radiculares: tricomas da raiz que aumentam a sua superfície de absorção.
Coléteres: secretam mucilagens no ápice de alguns caules.
Hidátodos: secretam soluções aquosas de ácidos orgânicos.
Quanto à sua presença e densidade, as plantas ou os seus órgãos podem ser classificados como:
Glabros: sem qualquer presença de tricomas;

Pubescentes: tricomas esparsos e curtos, conferindo, quando muito, uma sensação de leve aveludamento e um certo reflexo brilhante sob a luz;
Pilosos: tricomas curtos, porém densamente distribuídos na superfície, conferindo até mesmo colorações diferentes às folhas;
Hirsutos: tricomas longos e densos, praticamente ocultam a superfície da planta, determinando efectivamente a sua coloração.
Para ver imagens de tricomas visitar a página:

Sem comentários:

Enviar um comentário