Pesquisar neste blogue

sábado, 21 de agosto de 2010

Ecologia

A reintrodução dos lobos em Yellowstone, após uma ausência de 70 anos como predador dominante, sobretudo de veados, desencadeou uma série de alterações em cascata que estão a recompor o habitat do parque.
::
Yellowstone sem lobos
1926-1995
::
Os veados devoravam os salgueiros, os choupos e os arbustos ribeirinhos que travam a erosão. O habitat para peixes e outras espécies aquáticas declinou quando os cursos de água se tornaram
mais largos, menos profundos e mais quentes, devido à ausência de vegetação.
Os choupos dos vales setentrionais de Yellowstone raramente atingem a altura máxima. Os veados comiam quase todos os novos rebentos.
Os coiotes aumentaram. Embora cacem crias de veados, eles atacam sobretudo mamíferos de pequeno porte como esquilos e ratos, diminuindo o alimento disponível para raposas, texugos e aves de rapina.
Continua...

Tricomas

Tricomas são apêndices da epiderme presentes em diversos órgãos das plantas, constituindo seu indumento. Podem ser estruturas unicelulares, ou formadas por células em série, ou estruturas complexas com células especializadas, simples ou ramificadas. Podem ter origem no mesofilo ou na epiderme. De maneira geral são vistos como "pêlos" ou pequenas "escamas" na superfície de folhas e caules.
Os tricomas podem ter função de protecção contra predadores (dificultando o acesso de pequenos ácaros e insetos aos tecidos macios das folhas ou causando sensação desagradável ao tacto nos lábios e na língua de herbívoros de maior porte); podem estar associados à secreção de diversas substâncias (como urtigas e plantas carnívoras); podem auxiliar na regulação de humidade e calor (como muitas plantas alpinas) ou até absorver directamente água nas folhas (como em Bromeliaceae); os pêlos radiculares aumentam a superfície de absorção de água da raiz; podem ajudar na dispersão de sementes (algodão).
A sua estrutura está associada a cada uma destas funções, e há dezenas de variações em sua forma. A sua presença, densidade e morfologia são características úteis na identificação de muitas espécies.
Existem vários tipos de tricomas:
Glandulares: secretam óleos, essências, enzimas, substâncias urticantes e acumulam nutrientes (laranja).
Secretores de sal: eliminam excesso de sal do organismo (exemplo: avicenia).
Pêlos radiculares: tricomas da raiz que aumentam a sua superfície de absorção.
Coléteres: secretam mucilagens no ápice de alguns caules.
Hidátodos: secretam soluções aquosas de ácidos orgânicos.
Quanto à sua presença e densidade, as plantas ou os seus órgãos podem ser classificados como:
Glabros: sem qualquer presença de tricomas;

Pubescentes: tricomas esparsos e curtos, conferindo, quando muito, uma sensação de leve aveludamento e um certo reflexo brilhante sob a luz;
Pilosos: tricomas curtos, porém densamente distribuídos na superfície, conferindo até mesmo colorações diferentes às folhas;
Hirsutos: tricomas longos e densos, praticamente ocultam a superfície da planta, determinando efectivamente a sua coloração.
Para ver imagens de tricomas visitar a página:

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Química Combinatória

A Química Combinatória (QC) é actualmente uma das mais promissoras ferramentas para a descoberta e o desenvolvimento de novas moléculas com potencialidades terapêuticas. Nesta metodologia de síntese os produtos são formados simultaneamente e podem ser testados biologicamente em uma só vez, seja em forma de misturas ou separadamente. A principal meta desta nova metodologia é reduzir o tempo necessário para a obtenção de um novo fármaco. A síntese de quimiotecas pode ser realizada através da utilização de polímeros insolúveis, solúveis ou pela tradicional síntese em solução, sendo que cada uma delas apresenta características que podem ser vantajosas ou não, dependendo da metodologia utilizada. O desenvolvimento de técnicas de high throughput screening (HTS) devido às suas características peculiares necessita de tempo, razão pela qual a síntese de quimiotecas pequenas e racionais é enfatizada.
Fonte: Amaral, P.; Neves, G.; Farias, F.; Eifler-Lima, V. (2003). Química Combinatória: moderna ferramenta para a obtenção de candidatos a protótipos de novos fármacos. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas. vol. 39, n. 4

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Nutracêuticos

"Nutracêutico" e um produto nutricional que se alega ter valor terapêutico. Um exemplo é a retirada de Na da ração de cães nefropatas e adição de outro composto com acção terapêutica.
Nutracêutica é considerada por alguns como uma nova disciplina científica (por enquanto, o termo é mais utilizado em marketing que pela comunidade científica no seu todo), resulta da combinação dos termos "nutrição" e "farmacêutica" e estuda os componentes fitoquímicos presentes nas frutas, legumes, vegetais, cereais e cogumelos, dispondo-se a investigar as ervas, folhas, raízes (Plantas Medicinais) e cascas de árvores para descobrir seus benefíc
ios à saúde e possíveis curas de doenças.